DIFERENÇAS STUR WIN x STUR WEB (detalhes)

Estas são as principais novidades do STUR Web:


HOME

* Indicadores na tela inicial do sistema: aniversariantes e viajantes, contas a pagar e a receber em aberto, estatísticas
Na tela inicial do sistema foram criados alguns indicadores, para que, de forma rápida, a pessoa possa visualizar:
- se há vendas com vencimento próximo que ainda não foram faturadas ao cliente;
- se há títulos do contas a receber e do contas a pagar que estejam vencidos e ainda em aberto no financeiro;
- os aniversariantes do dia, e da semana corrente;
- os documentos tais como passaporte, visto, cartão de milhagem que estejam vencendo no dia, ou na semana corrente;
- as vacinas que estejam vencendo no próximo mês, o no período desejado;
- os viajantes do dia, ou dos próximos 7 dias;
- a lista de clientes que não compram a determinado tempo;
- estatísticas de vendas e de pré-atendimento, com quantidades de vendas criadas, confirmadas, faturadas e geração de gráficos.
Para cada indicador, existe uma permissão de usuário que define se a pessoal poderá ou não visualizar aquele item.

Exemplo: lista de hóspedes que farão check in no dia

* Aviso de atualização 
As atualizações são feitas de forma automática e periódica pela AGI, sem que seja necessário tomar nenhuma ação por parte da agência. Na Home do sistema aparecerá um aviso de que houve uma atualização recente, e todos os usuários poderão consultar a lista de alterações realizadas.

 

PARÂMETROS

* Composição da base de cálculo do percentual do lucro da venda
Por regra conceitual, o SturWeb considera o valor da Tarifa aplicada ao cliente como base para calcular do percentual de lucro de qualquer venda. Por isso, em casos em que a agência cobrou apenas uma taxa, fee ou rav, e não houve tarifa, o percentual fica zerado, o que pode causar estranheza.
Neste parâmetro, é possível definir outras bases de cálculo para que o sistema considere quando for zerado.

* Configuração de Aparência do sistema
No SturWeb, cada usuário pode personalizar o visual de seu sistema, selecionando uma opção de cor que preferir.

 

CADASTROS

* Pesquisa de CEP para cadastramento de endereços
Ao incluir um cadastro, seja de cliente, fornecedor, emissor ou promotor, o endereço pode ser preenchido a partir da pesquisa do CEP. Assim, os cadastros ficam padronizados e muito mais rápidos de serem feitos.


* Arquivos anexos em Clientes e Fornecedores
A cada cadastro de clientes e fornecedores, é possível anexar arquivos vinculados àquele cadastro. Pode ser uma imagem, um documento de texto, ou um arquivo pdf, desde que não ultrapasse o tamanho limite de 500Kb.
Uma opção para arquivos maiores do que o tamanho limite é indicar apenas o link de acesso a um arquivo salvo externamente, num drive virtual
Dessa forma, todos os documentos ficam organizados num único local, e a agência diminui a quantidade de papel gasto.

* Passageiros vinculados a clientes pessoa jurídica
No cadastro de clientes do tipo pessoa jurídica, é possível incluir passageiros vinculados àquela empresa, mesmo que estes passageiros não sejam clientes da agência. Ou seja, não é preciso cadastrar o viajante como cliente do tipo pessoa física, para criar o vínculo ao cliente pessoa jurídica. Neste cadastro, fica salvo todo o perfil do viajante, com seus dados pessoais, preferências de viagem e documentos e seus respectivos vencimentos.
Com estes dados no sistema, é possível gerar mala direta aos clientes, lista de aniversariantes e controle de vencimento de documentação.
Por outro lado, também podemos efetivar um passageiro como cliente do tipo pessoa física de forma rápida, acessando uma função no próprio cadastro do passageiro.

* Grupos de usuários
Além de cadastrar cada usuário com suas devidas permissões de acesso, existe a opção de criar grupos de usuários. Cada grupo tem o seu próprio perfil, com os acessos e bloqueios a cada função do sistema. Ao incluir um novo usuário, se vinculado a um grupo, ele irá herdar todas as permissões. E quando alterado o perfil do grupo, será aplicado a todos os usuários vinculados.
Isso torna muito mais fácil e prático o controle das permissões de cada área da agência.

* Cadastro de destinos
No STUR Web é possível cadastrar destinos, com as descrições que a agência achar melhor, como por exemplo: América do Norte, Ásia, Europa... ou destinos ainda mais específicos, como Miami e Orlando, Nova York, Paris. Cada venda pode ter um destino, que poderá ser utilizado para filtro de relatórios.

* Acessos ao financeiro e vendas através dos cadastros de clientes, fornecedores, emissores, produtos, etc.
Através dos cadastros, podemos acessar outras áreas do sistema, como se fossem atalhos. Através do cadastro de um cliente por exemplo, em um clique podemos listar todas as vendas daquele cliente, ou todo o financeiro relacionado a ele. Ou através do cadastro de um fornecedor, dar um clique para listar quais as notas fiscais emitidas para ele.

* Aprovação de cadastros
Os cadastros de clientes e fornecedores tem um novo status: “Aguardando aprovação”.
Desta forma, todos os usuários poderão criar novos cadastros no sistema, mas apenas aqueles com a devida permissão poderão ativá-los.
O próprio sistema avisa na Home se existem cadastros pendentes de aprovação, para que o usuário possa checar os dados inseridos, liberandos os cadastros para uso no sistema.

* Vínculo de passageiros a centros de custo
Os passageiros cadastrados em um cliente do tipo pessoa jurídica podem ser vinculados a um determinado centro de custo. Quando este vínculo é feito, ao incluir uma venda para este cliente, com este passageiro, o sistema já sugere o centro de custo adequado. Isto facilita o lançamento de vendas e evita erros.

* Controle de vacinas
O cadastro de vacinas permite que sejam criadas no sistema todas as vacinas que a agência deseja controlar, com suas validades.

No perfil de cada passageiro, podemos informar qual a vacina ele tomou em qual data, e assim, o próprio sistema avisará quando o vencimento estiver próximo.

* Formas de recebimento permitidas por cliente e por fornecedor
No cadastro de clientes e de fornecedores podemos configurar quais são as formas de recebimento/pagamento aceitas em suas vendas, entre Cash, Faturado, Cartão etc. Também podemos selecionar qual é a forma padrão, ou seja, aquela prioritária na definição de um recebimento ou pagamento. Somente o usuário que tiver a devida permissão poderá gravar vendas com a forma fora da permitida.

* Cadastro de redes sociais para fornecedores, clientes e passageiros
Nos cadastros, foram criados campos específicos para o registro de contatos das principais redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, WhatsApp e Telegram.

* Novos documentos "Termo de consentimento de uso de dados pessoais" e "Termo de autorização de uso de imagem"
A partir do cadastro dos passageiros vinculados a um determinado cliente, e levando em consideração as determinações da LGPD, é possível gerar dois novos termos, um que trata o consentimento de dados pessoais, e outro que autoriza o uso da imagem pessoal em materiais de divulgação da agência.

* Controle de Períodos de Acesso
O cadastro de Períodos de Acesso possibilitar a indicação de dias da semana e horários em que o sistema estará disponível para cada usuário. A indicação do período pode ser feita nos cadastros de usuários específicos ou para grupos de usuários.

 

OPERACIONAL

* Controle de Pré-Atendimento
Uma nova função foi criada para auxiliar e controlar o pré-venda. No menu Pré-Atendimento podem ser registrados de forma prática os contatos iniciais dos clientes, antes mesmo da venda ser concretizada. Numa tela rápida, com poucos campos, o atendente pode anotar tudo que o cliente deseja, como destino, datas, quantidade de passageiros, preferências de hospedagem, substituindo suas anotações em papel. É possível agendar um lembrete de retorno ao cliente, com programação de data e hora. O próprio sistema avisará o usuário que ele deve retornar ao cliente.
Cada estágio do pré-atendimento é identificado com uma cor diferente.
O pré-atendimento pode ser vinculado a uma reserva, ou então cancelado quando um atendimento não se efetiva em venda, com registro do motivo pelo qual o pré-atendimento foi encerrado.
Dessa forma, a agência pode mensurar e controlar quantos atendimentos se concretizam em vendas reais, para cada um dos atendentes.

* Múltiplas formas de recebimento e pagamento
O STUR Web é bastante versátil quanto ao recebimento e pagamento das vendas.
Em uma única reserva, podemos utilizar todas as formas de recebimento, entre Cash, Faturado, Cartão passado na maquineta própria, Cartão passado no fornecedor, e Cheques. E também todas as formas de pagamento, entre Cash, Faturado e Cartão de crédito da agência.
A única condição é que a soma de valores de todas as formas utilizadas bata com o valor total a ser recebido do cliente, e com o valor a ser pago ao fornecedor.
Exemplo de venda com múltiplos recebimentos:

* Possibilidade de adicionar o mesmo produto e fornecedor numa mesma reserva
Uma única reserva pode conter diversos itens, com diferentes produtos e fornecedores, ou até mesmo com produtos e fornecedores repetidos. Dessa forma, podemos organizar dentro de um único processo de venda, com um mesmo número de controle, tanto uma operação (aéreo, hotel, carro, seguro e outros serviços) quanto uma emissão aérea e sua remarcação.

* Fechamento único para vários itens de reserva
Uma venda com diversos itens pode ter um único fechamento, considerando apenas o valor total a ser recebido ou pago. Por isso, ainda que a venda tenha diversos produtos, cada um com seu valor, o recebimento ou pagamento podem ser definidos a partir do valor total da venda.
Quando um cliente compra numa única viagem vários serviços, para ele faz mais sentido pagar o valor total da viagem, do que os valores de cada serviço. É isso que o SturWeb possibilita.
O resultado também apresenta a posição financeira da venda, indicando com base nos valores totais, quanto já foi recebido e/ou pago numa tela rápida e de fácil entendimento.

* Assistente de Tarefas da Venda
Uma das funções disponíveis na tela de vendas é o Assistente de Tarefas. Nele, temos a lista de todas as ações necessárias numa reserva para que o processo seja totalmente finalizado, inclusive com a posição financeira. De forma clara, podemos visualizar quais tarefas já foram cumpridas, e quais ainda estão pendentes.
Passos do Assistente de Tarefas:

* Arquivos anexos em Reservas
Assim como no cadastro de clientes e fornecedores, a cada reserva podemos anexar arquivos relacionados a ela. O arquivo pode ter qualquer formato, e tem um limite de 500Kb. Também é possível indicar somente o link externo de acesso ao arquivo caso tenha um tamanho superior ao limite.

* Novo status "Cancelada"
Uma reserva que por qualquer motivo não tenha se concretizado, não precisa ser excluída do sistema. É possível mantê-la para eventuais consultas, com status Cancelada. Esta venda não irá gerar financeiro, e nem será considerada nos relatórios. E caso a venda seja revertida, podemos a qualquer instante reativar.

* Taxa de serviço do cliente em moeda diferente da moeda oficial

No SturWeb, é possível cobrar uma taxa fee do cliente em qualquer moeda, e não necessariamente em reais. Esta taxa de serviço pode inclusive ter um câmbio diferente do câmbio da venda. Sendo assim, a taxa fee pode ser fixada num cliente com uma moeda específica para cada produto (fee nacional em reais, e fee internacional em dólar por exemplo).

* Taxas extras personalizadas para todos os produtos
As taxas extras podem ser livremente cadastradas no sistema, com a nomenclatura e o comportamento desejados. Alguns exemplos: taxa de assento, multa, ISS e taxa de turismo. No cadastro da taxa, podemos definir se o valor é calculado em percentual ou valor fixo, e se será aplicado ao cliente e/ou ao fornecedor.
A cada venda nova, podem ser adicionadas quantas taxas extras personalizadas for necessário, para todos os produtos.

* Geração de financeiro em moeda diferente da moeda oficial
Tanto na definição do pagamento quanto do recebimento, é possível definir que o sistema gere o financeiro em uma moeda diferente de R$. Esta função é útil para os casos de recebimentos e pagamentos feitos com o câmbio do próprio dia, ao invés do câmbio da venda.
Ao registrar a baixa financeira com o câmbio adequado, o sistema atualiza os valores da venda, recalculando a margem de lucro com base nos valores reais registrados no financeiro, ou seja, a diferença cambial do financeiro reflete no resultado da venda.

* Comissão do cliente Agente de viagens
Para as vendas de clientes do tipo Agência de viagens (siglas AGT ou AGE) foi criado um novo campo para registro da Comissão do Agente de Viagens. As regras de cálculo dessa comissão podem ser parametrizadas no próprio cliente, ou o valor pode ser informado diretamente na venda.
Com a flexibilidade das formas de recebimento e de pagamento no SturWeb, é simples gerar este valor de comissão a pagar diretamente para o cliente, ou ainda, abater do valor a receber.

* Controle do NSU/DOC para recebimentos com cartão
Para as agências que recebem dos clientes em maquineta própria, além do código de autorização do cartão, é preciso controlar o número do comprovante da venda (NSU/DOC). Isto facilita a conferência dos créditos recebidos das administradoras dos cartões.
Na venda, é possível gravar este número NSU/DOC, e visualiza-lo na conferência do financeiro.

* Campanhas e Metas de Vendas
Através da nova função será possível definir metas de vendas para a agência e, opcionalmente, para os emissores. As metas são determinadas por períodos e com a possibilidade de se estabelecer critérios por produtos, clientes ou fornecedores. Na Home serão exibidas as campanhas de vendas vigentes do usuário, bem como o andamento do cumprimento da meta.

* Novo documento Bilhete Eletrônico
Em uma venda aérea, é possível gerar o documento Bilhete Eletrônico, com logotipo da agência e da cia aérea, e detalhes dos voos, valores, e procedimentos gerais, conforme texto gravado previamente nos parâmetros do sistema.

* Novo documento Contrato de Venda
Uma venda que contenha itens diversos poderá ter um único documento gerado, com o detalhamento de todos os produtos e seus respectivos valores, bem como a forma de recebimento e todas as cláusulas contratuais. Estas cláusulas podem ser inseridas por cada agência, de acordo com suas próprias normas, nos parâmetros do sistema, ou a cada filial, caso as condições sejam diferentes para cada filial existente.

* Controle de Fee a Pagar ao fornecedor
Foi criado um novo campo na tela de venda para registro de um valor a pagar ao fornecedor, correspondente ao fee cobrado por emissão. No cadastro do fornecedor, é possível determinar o valor do fee a pagar em percentual, ou em valor fixo.

* Novo campo Mídia Origem
Nos pedidos de Pré Atendimento, e nas Vendas foi aberto um novo campo onde pode ser informada qual a origem do contato ou da reserva. Assim, ficará registrado, por exemplo, se foi uma indicação, ou se foi por email, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra mídia. Este campo também reflete em relatórios, já que pode ser gerado um Mapa de Vendas ou um Ranking por mídia, para que seja avaliado o volume de vendas por cada mídia.

* Registro de “Outros Passageiros” em vendas terrestres
Além do passageiro principal da reserva, agora nas vendas terrestres podem ser inseridos os nomes de todos os viajantes, contendo detalhes como o documento e a data de nascimento. Com estes nomes registrados, será possível pesquisar vendas por qualquer um dos passageiros, e também sairão em relatórios como a Lista de Check in. Os passageiros ainda podem ser alocados nos apartamentos da reserva, o que permite distribuir corretamente os hóspedes entre os quartos da venda.

* Nova forma de recebimento: “Pré-Recebimento”
Nas vendas, ao definir a forma de recebimento do cliente, pode ser utilizado um “Pré-Recebimento”, ou seja, a partir da própria venda, pode ser utilizado um valor de crédito que o cliente tem junto da agência. Também é possível gerar um crédito em nome do cliente, a partir de uma venda. Dessa forma, se houver um cancelamento do serviço, e a agência não for devolver o valor para o cliente através de um reembolso, e preferir deixar o valor como crédito, poderá gerar este valor na conta de Pré-Recebimento do cliente. Este mesmo valor que poderá ser utilizado em novas vendas.

* Cópia de vários itens da venda
No Sturweb, uma venda que contenha vários itens, pode ser totalmente copiada para uma venda nova. Isto pois é possível, a partir de uma venda, selecionar quais os itens que serão copiados.

* Definição do “Cliente Pagador” nas vendas
No Sturweb, é possível definir um “Cliente Pagador” diferente do cliente principal da reserva. Quando informado, o financeiro e documentos referentes ao recebimento, como faturas, boletos e recibos, serão gerados para o cliente pagador ao invés do cliente da venda.

* “Campos Grenciais” de criação livre
Alguns dos campos que guardam informações gerenciais dos clientes como Setor, Centro de Custo, e Matrícula do passageiro são nativos do sistema. No entanto, as empresas vêm utilizando cada vez mais campos, com nomes diferentes.
Em “Campos Gerenciais” existe a opção de criar campos de texto livre e vinculá-los às vendas ou aos passageiros das vendas.
Estes campos podem ser apresentados em relatórios gerados ao cliente.

 

FATURAMENTO

* Alerta de faturamento pendente
Para que nenhum faturamento seja esquecido, o SturWeb emite um alerta quando existem vendas já confirmadas, porém ainda não faturadas ao cliente e com vencimento próximo. Dessa forma, a agência não deixará de cobrar os seus clientes dentro do prazo.

* Faturamento baseado no intervalo de data de referência
Quando um mesmo cliente possui diferentes datas de corte para faturamento, pode ser um tanto complicado controlar quais vendas devem ser faturadas ou não. O SturWeb facillita isso, possibilitando o faturamento com base numa data de referência, uma data de corte a ser considerada. Somente as vendas que estejam dentro daquele intervalo serão de fato faturadas.

* Controle de Faturamento
Todo faturamento realizado, seja individual ou em lote, fica salvo num controle e disponível para consultas. Dessa forma, é possível saber com precisão de data e hora todo faturamento que foi executado no sistema, e quais faturas foram geradas a partir daquele processo. Isso facilita o envio de faturas aos clientes, seja via impressão ou envio por meio eletrônico.

* Reabertura de Faturas
Uma fatura que por qualquer motivo precise ser refeita ao cliente, pode ser reaberta no sistema sem prejudicar o compromisso financeiro que já tenha sido firmado com o fornecedor. Ou seja, podemos retornar uma venda Fechada (faturada) para o status Confirmada, eliminando a Fatura mas mantendo a Nota de Débito, mesmo que o fornecedor já tenha sido pago.

* Fatura em formato planilha Excel e arquivo XML
Além do tradicional formato PDF, as faturas do SturWeb podem ser geradas em formato de planilha Excel ou de arquivo XML. A planilha facilita o trabalho de conferência do cliente, e possibilita uma outra visualização deste documento. Já o arquivo XML permite a importação de dados de maneira simplificada para outros sistemas.
É possível parametrizar como regra geral, ou por cliente, o envio automático da fatura em Excel junto à fatura PDF.

* Fatura em modelo resumido / sem detalhamento
Além do modelo de fatura detalhada, que lista todas as notas de débitos, o SturWeb oferece a opção de fatura resumida, que apresenta apenas os dados da agência, do cliente e o valor total a ser cobrado, sem detalhar os produtos e serviços contidos no documento.
O opção pode ser definida como regra geral do sistema, ou para um cliente específico.

* Alteração da data de emissão da fatura
No SturWeb, a data de emissão da fatura pode ser editada, desde que o usuário tenha a devida permissão. Dessa forma, a agência poderá atender os clientes que, por alguma questão contábil, precisem da fatura com emissão em uma data específica.

* Criação de Perfis de Faturamento
Periodicamente, as agências executam faturamentos com as mesmas características, ou seja, efetuando os mesmos filtros no sistema. A criação de perfis agiliza este processo de seleção. Uma vez cadastrado, o perfil pode ser utilizado no Faturamento por Período, facilitando o preenchimento da seleção de todos os campos disponíveis.

* Novas quebras, totalizações, subtotalizações e ordenações de faturamento
No cadastro de clientes, onde são definidas as regras do faturamento, estão disponíveis novas opções de configuração. Além de uma gama de quebras, é possível definir até dois níveis de totalização, ordenação e salto de páginas.
Além das quebras mais tradicionais, como Setor e Centro de Custos, também é possível determinar uma quebra por Projeto do cliente.

* Faturas em moeda estrangeira
As faturas de produtos terrestres podem ser emitidas em moeda diferente da oficial R$. Dessa forma, podem ser geradas cobranças em dólares, euros, ou qualquer outra moeda cadastrada no sistema.

* Observações da fatura
As faturas podem ter diferentes observações: a observação de cada reserva, uma observação geral para todas as faturas geradas, uma observação específica para aquele cliente, e ainda, uma observação individual para a fatura específica. Quando adicionada esta observação individual da fatura, ela será impressa ao final no corpo do documento.

* Arquivos anexos em faturas
Assim como em cadastros de clientes e de fornecedores, e a cada reserva, também é possível anexar arquivos nas próprias faturas. Dessa forma, quando o arquivo tem relação com a fatura em si, e não com alguma das vendas existentes, ele fica melhor organizado ao ser anexado junto da própria FT. Os anexos também podem ser enviados por e-mail junto com as faturas.

* Emissão de faturas em inglês
Através do cadastro do cliente, é possível definir que as faturas sejam impressas em inglês (Invoice).

 

REEMBOLSO

* Reembolsos sem recebimento ou sem pagamento
Existem processos de reembolso que nem sempre envolvem clientes e fornecedores. Quando ocorre um erro interno, a agência deve devolver um reembolso ao cliente, mas pode não receber nada do fornecedor. E da mesma forma, a agência pode receber um valor do fornecedor, e não repassar ao cliente.
No SturWeb, é possível registrar reembolsos "sem recebimento" ou "sem pagamento", e o motivo.

* Recebimento faturado de taxas de reembolso
Os reembolsos de bilhetes aéreos emitidos no cartão de crédito do cliente são creditados no próprio cartão. Para que a agência não tenha prejuízos, o SturWeb permite a cobrança de uma taxa de reembolso de forma faturada, junto a outros débitos deste cliente.

Recebimento da taxa de reembolso:

* Controle de Crédito de clientes
Nos reembolsos foi criado o campo "Tipo de Solicitação". Quando informado "Reembolso", não há alteração no comportamento do Reembolso. Quando informado "Crédito", o sistema não gerará financeiro referente ao Reembolso e permitirá ao usuário informar a Data de Validade deste crédito. Dessa forma, será possível controlar qual valor de determinado crédito, e até qual data ele deverá ser utilizado. O crédito poderá ser convertido em um reembolso, ou então, ser utilizado em uma venda, que ficará vinculada ao controle do crédito.

* Criação de reembolsos a partir das vendas
A partir de uma reserva de qualquer produto, é possível incluir a solicitação de um novo reembolso vinculado àquela venda, bem como consultar se existe algum reembolso já inserido. É um atalho que facilita a operação dos reembolsos.

* Inclusão de reembolsos parciais já solicitados anteriormente
Para um melhor controle de reembolsos que são pagos parcialmente pelos fornecedores em faturas distintas, agora é possível incluir um mesmo documento, de forma parcial, mais de uma vez. Serão geradas diferentes SR’s, com seus próprios prazos e valores, mas vinculadas a um mesmo documento.

 

COMISSIONAMENTO

* Controle de Comissionamento de Emissores/Promotores
No cadastro dos emissores e promotores, existem perfis com toda a regra de comissionamento a ser aplicada para cada colaborador da agência. Além de cálculos em percentual, também é possível determinar a comissão com um valor fixo por transação.
O SturWeb controla o cálculo de comissão dos emissores e promotores, guardando os valores que já foram calculados a cada venda. Dessa forma, se houver qualquer alteração, ainda que em vendas antigas, o sistema irá estornar ou pagar a diferença no próximo cálculo.

Além disso, é possível gerar o financeiro automaticamente após o cálculo do comissionamento.
E no decorrer do período de vendas, os emissores e promotores podem gerar a Prévia, que é uma estimativa, ou seja, é o relatório de comissões sem a necessidade de efetivação do cálculo, o que permite fazer verificações e correções antes do cálculo definitivo.

* Coordenador e Auxiliar
Além do Emissor e do Promotor, as vendas e reembolsos podem ter mais dois nomes vinculados: o Coordenador e o Auxiliar. Os quatro podem ser comissionados, cada um com seu perfil de ganhos. O Coordenador é o gerente da equipe, e ganha comissão sobre as vendas dos demais. E o Auxiliar é um segundo emissor, e compartilha a comissão de reservas que são efetuadas pelos dois.

 

INTEGRAÇÕES

* Integração em vendas já existentes
O SturWeb integra com dezenas de sistemas parceiros, recebendo dados de emissões a serem transformadas em vendas.
Ao integrar uma emissão, além de criar uma reserva totalmente nova, também existe a opção de incluir aquela integração em uma venda já existente, como um novo item.

* Exportação de dados XML
Na versão Full do SturWeb, pode ser contratada a Exportação de dados em formato XML. Diariamente, um robô exporta todos os dados gravados no banco de dados da agência, gerando um arquivo XML que é disponibilizado no servidor FTP da agência. Este arquivo pode ser consumido por sistemas BI de terceiros para criação de reports personalizados.

 

FINANCEIRO

* Geração de financeiro para emissores e promotores
No STUR Web, além de clientes e fornecedores, os emissores e promotores também podem ser titulares de documentos financeiros. O sistema gera o valor calculado do comissionamento automaticamente no financeiro, mas além disso, podem ser registrados outros recebimentos e pagamentos em nome de emissores e promotores.

* Exibição, filtro e ordenamento do financeiro pelo número da venda
Ao consultar títulos no financeiro, seja a pagar ou a receber, podemos pesquisar pelo número da venda. Dessa forma, as pesquisas ficam muito mais rápidas e práticas.

* Controle de Conferências
Para que vários títulos sejam baixados de uma vez só com seu valor total, é preciso fazer uma Conferência no financeiro. O SturWeb controla toda conferência feita, permitindo a manutenção dos títulos que compõe uma fatura, com inclusão e exclusão, alteração de valores, câmbio, vencimento e observações. Podemos ainda acessar através do financeiro a venda que originou aquele título, ajustando desde a origem qualquer valor que esteja incorreto.
Mesmo depois de baixada, a conferência continua disponível no sistema para eventuais consultas.
É possível ainda juntar mais de uma conferência numa única baixa, e também parcelar uma conferência, dividindo o seu valor total em diferentes baixas.

* Controle de boletos com recálculo de valor
As faturas do SturWeb podem ser geradas juntamente com os boletos, num documento único.
O sistema controla todos os boletos emitidos, permitindo de uma forma rápida a consulta a seus títulos vinculados, à impressão, à baixa, e ao recálculo de valor do título com aplicação de multa e juros em caso de atraso no pagamento do cliente.

* Cobrança de clientes devedores
O SturWeb possui um controle de clientes inadimplentes, o que torna a cobrança muito mais simples.
Podem ser gerados relatórios em formato PDF ou Excel, com a lista de clientes que tenham pagamentos em atraso, e também cartas de cobrança a serem enviadas a estes clientes, com a lista dos títulos devidos.

* Fechamento de saldos de conta
Uma das atividades do financeiro é a conciliação bancária, na qual ficam gravados no sistema os saldos das contas existentes, de acordo com os saldos reais de cada conta que a agência movimentar. O fechamento de saldos permite o travamento desta conciliação, bloqueando qualquer alteração em data retroativa. Não é permitido fazer reaberturas e nem baixas que alterariam o saldo da conta.
Esta é uma forma rápida de assegurar que o trabalho do financeiro esteja em dia, e que não seja alterado, evitando retrabalhos.

* Fatura e boleto para pré-recebimentos
No SturWeb podemos controlar valores de adiantamento pagos pelos clientes para uso posterior. Além de registrar estes valores em uma conta específica vinculada ao cliente, é possível gerar faturas e boletos para a devida cobrança.

* Criação de contrapartida a receber ou pagar a partir de pagamentos manuais
Em um título do contas a pagar registrado manualmente, foi criada uma função para gerar a contrapartida a receber. Pode ser utilizada para registro de antecipações de valores pagos, que serão recebidos posteriormente do mesmo titular.
Da mesma forma, podemos criar pagamentos a partir de títulos gerados no contas a receber.

* Documento Autorização de Pagamento
A partir de um documento avulso no Contas a Pagar, ou a partir de uma Fatura gravada na conferência, é possível emitir a Autorização de Pagamento. Usado quando a agência precisa de um documento físico para controle e liberação de pagamentos.

* Histórico do financeiro
Todos os documentos gravados no Contas a Pagar e no Contas a Receber tem o registro de seu histórico, com data, hora e usuário que realizou cada operação, como inserção, baixa, reabertura e alteração de valores.

* Arquivos anexos no Contas a Pagar e a Receber
Da mesma forma que no cadastro de clientes e fornecedores, e nas reservas, podemos anexar arquivos nos títulos de contas a pagar e contas a receber. O arquivo pode ter qualquer formato, e tem um limite de 500Kb. Também é possível indicar somente o link externo de acesso ao arquivo caso tenha um tamanho superior ao limite.

* Inclusão de lançamentos a partir do extrato
A partir da tela de conciliação do extrato bancário, foi criado um botão para inclusão Lançamentos financeiros. Dessa forma, fica mais fácil incluir eventuais receitas e despesas, sem precisar sair do extrato, e facilitando a conciliação dos valores.

 

RELATÓRIOS

* Relatórios diversos em formato Excel
Praticamente todos os relatórios do SturWeb são gerados em Excel, que é o formato mais utilizado hoje em dia, já que permite alterações e adequações conforme a necessidade de cada empresa. Alguns deles são: Mapa de Vendas, Ranking de Vendas, Movimentação de Passageiros, Lista de Embarque, Cobrança de Comissão e outros.

* Relatório em formato Excel de todas as listas de cadastros, vendas, reembolsos e financeiro, com gravação de perfil e seleção de colunas
Todas as telas do sistema que tem o formato de lista podem ser convertidas em relatórios em formato Excel. Isto facilita a exportação de registros, uma vez que podemos personalizar as colunas desejadas, e salvar os perfis para agilizar a geração do relatório sempre que desejado. Este relatório está disponível em todos os cadastros, nas vendas, nos reembolsos e também nos módulos de contas a pagar e contas a receber.

* Mapa de vendas com opção de considerar Reembolsos e exibir Posição Financeira
O relatório mais utilizado do sistema é o Mapa de Vendas, que mostra em diversas ordenações o resultado das vendas de um período, considerando tanto o faturamento quanto a margem de lucro.
Além das vendas, temos a opção de também considerar os Reembolsos, e dessa forma ter uma visão operacional ainda mais completa da empresa.
E para um resultado ainda mais global, pode ser adicionada a Posição Financeira, que mostra, para as vendas daquele período, quais os status financeiros, bem como documentos vinculados.

* Relatório de Movimentação de Pax com opção de considerar Reembolsos e Resultado
O relatório de Movimentação de Pax em formato Excel personalizável permite a livre seleção e ordenação de colunas, conforme necessário. Foram adicionadas colunas relativas ao reembolso vinculado à venda, que mostram o número do reembolso, o valor de seu resultado (considerando os recebimentos e pagamentos), e o resultado global da venda + reembolso.
Portanto, esse relatório poderá apresentar uma visão mais completa do resultado operacional.

* Relatório DRE
O relatório Demonstrativo de Resultado de Exercício permite uma visão consolidada ou comparativa mensal do resultado da agência, seja por regime de caixa ou de competência. É possível configurar quais tipos de conta serão considerados no resultado, adequando o sistema à realidade da agência.

Além dos formatos PDF e Excel, junto ao DRE podem ser gerados gráficos que facilitam ainda mais a visão do relatório.

Exemplo de DRE comparativo de 3 meses:

* Gráficos e Estatísticas de Vendas
O sistema tem uma função geradora de Gráficos, totalmente personalizável, com diferentes totalizações dos campos das vendas. São diferentes modelos de gráficos (pizza, barras ou pilhas) gerados junto com as tabelas correspondentes, e permitindo ainda a exportação para planilha Excel.
Alguns exemplos:

Tabela de valores e gráfico em barras com Totais por cliente:

Gráfico em pilha mostrando Tarifas por produto x por Emissor:

Gráfico em pizza por produto:

* Relatório de Prazos Ganhos e Perdidos com Posição Financeira
O relatório de Prazos Ganhos e Perdidos compara o vencimento do cliente com o vencimento do fornecedor, indicando se o recebimento foi antecipado (a agência conseguiu receber do cliente antes de ter que pagar ao fornecedor) ou se o pagamento é que foi antecipado (a agência teve que pagar ao fornecedor antes de receber do cliente), e em quantos dias esse prazo foi ganho ou perdido.
Agora, além disso, é possível ter também a posição financeira, que mostra se a venda está recebida ou paga.

* Geração de relatórios, faturamento e integrações em segundo plano
Os principais relatórios, as planilhas geradas a partir das listas, o envio de e-mail de faturas, o próprio faturamento, a confirmação e a alteração de vencimentos por intervalo e as importações de integrações agora rodam em segundo plano. Isso significa que outras funções do sistema podem ser utilizadas enquanto estas rotinas são processadas.

 

UTILITÁRIOS

* Controle de envio de e-mails
Documentos tais como Faturas, Recibos e Vouchers podem ser enviados por e-mail aos clientes diretamente pelo SturWeb, desde que exista uma conta de e-mail configurada no sistema. Existe um controle que guarda o histórico da data, hora e nome de usuário que enviou cada e-mail através do sistema.

* Controle de IP's permitidos
O SturWeb é um sistema que está disponível 24 horas durante todos os dias da semana, e pode ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso à internet. Ainda assim, é possível limitar o acesso ao sistema, definindo um ou mais IP's que poderão se conectar ao sistema.
Dessa forma, além das permissões de cada usuário com nível de acesso a cada função do sistema, e do histórico de operações que já fica salvo automaticamente, existe mais esta segurança, para que o sistema fique acessível somente dos locais desejados.

* Histórico de atualizações
Dentro do próprio sistema, fica disponível para consultas o histórico de todas as atualizações realizadas, junto com quais implementações foram aplicadas. Com isso, os usuários acompanham de uma forma prática a evolução e as melhorias do sistema.

* Arquivos armazenados
Esta função foi criada para facilitar o controle dos arquivos que foram vinculados às vendas, pré-atendimentos, faturas, destinos, financeiro, clientes e fornecedores. Aqui, além de gerenciar todos os anexos existentes e o espaço ocupado, é possível fazer a exclusão em lote destes arquivos.

 

  • * Atualizado em 29/05/2023 – v1.11 – Sturweb v7.01.18.058